Clube de leitura: 10ª rodada



"O dia 31 de Outubro de 1981 foi especialmente decisivo na história do mundo da magia. Coincidentemente ou não, foi justamente no dias das bruxas do mundo trouxa que o maior bruxo das trevas de todos os tempos saiu para cumprir uma missão importante: garantir a segurança de um império do medo, que era ameaçado por um bebê de pouco mais de um ano. Hoje, sabemos que aquele foi o primeiro de seus últimos dias.

Todo fim tem um começo."

Leituras
Elyon Somiare
 http://fanfiction.com.br/u/18441/

Mantendo-se fiel às informações que nos são dadas pela saga, o autor desafia-se a descrever o dia fatídico da morte de James e Lily Potter, com um extra que lhe confere o seu caráter distinto: o narrador, em primeira pessoa, é o próprio Harry, um bebê com pouco mais de um ano à data do acontecimento. Escrever em primeira pessoa já é algo nem sempre fácil, pois implica que a visão da história esteja condicionada à visão da personagem que narra. Neste caso o desafio é ainda maior, pois é necessário um equilíbrio entre o estilo de linguagem, o qual não deve tornar-se aborrecido ou excessivamente simples para o leitor, ao mesmo tempo em que tem de parecer uma linguagem que seja natural vinda de uma criança. E este equilíbrio é algo que o autor consegue, sendo um dos pontos positivos mais evidentes da fanfic. Um outro ponto positivo é a descrição de acontecimentos e diálogos que vão ao encontro do conhecimento de um fã da saga, sem que no entanto Harry perceba o seu significado. Mais uma vez estamos perante um equilíbrio bem conseguido: a visão de Harry encontra-se limitada, mas dentro desse limite, o leitor consegue reconhecer o que precisa para compreender e adquirir mais conhecimento do que aquele que o próprio narrador detém. O enredo começa de forma um pouco mais lenta, não se dirigindo de imediato ao momento crucial pelo qual os leitores esperam. Apesar de ao início parecer moroso, tal revela-se uma escolha acertada, por ao mostrar o dia-a-dia, o autor torna as personagens mais corpóreas e aprofunda a relação sentimental entre leitor-personagens, fazendo com que os acontecimentos posteriores tenham um maior impacto. Em relação à escrita, existem algumas gralhas e falhas de pontuação. Sou também apologista do mínimo uso possível de onomatopéias. No geral, contudo, a escrita é agradável, sem problemas maiores, e contribuiu para a sensação de uma boa leitura.

Last Rose of Summer
Eu estava esperando essa fanfiction ser escolhida faz um bom tempo, porque é uma das minhas histórias favoritas sobre Harry Potter. A história merece cada review e cada recomendação que tem, porque é muito, muito boa.

O primeiro ponto que me vejo na obrigação de ressaltar é a narração. Eu adoro quando as pessoas se arriscam e, mais ainda, quando dá certo. A história é toda contada pelo ponto de vista de Harry, à altura de um ano de idade, e o Rodrigo conseguiu levar muito bem a inocência do bebê, sua esperteza e seus sentimentos. A maneira como ele percebeu o que estava acontecendo, mesmo que não fosse capaz de entender plenamente.

Narrar em primeira pessoa é um desafio. Narrar em primeira pessoa quando o protagonista é um bebê é um desafio maior ainda.

O momento que ele escolheu para narrar dá uma tristeza (e contribui tanto para a beleza do conto)! Principalmente para quem já leu o livro e sabe como vai terminar. Ver a felicidade do Harry, os momentos fofos que ele passa com os pais e saber que, logo depois, ele vai acabar num armário debaixo de uma escada na Rua dos Alfeneiros. Outro ponto positivo é que ele foi realmente fiel ao canon. Foi lindo, pelo menos para mim, que sou fã, poder experimentar um momento que não foi narrado na história original e que parece realmente integrá-lo.

As únicas coisas que eu não gostei na história, e que são tão insignificantes que não atrapalham a leitura em nada, foram a utilização das onomatopeias, para indicar o choro do Harry, e os nomes em português. Eu particularmente odeio que tenham traduzido James para Tiago e Lily para Lílian.

É uma leitura que eu super recomendo. Cada linha vale a pena.

Theodor Von Teasir
Gostei bastante da fic, realmente prendeu minha atenção. A ideia foi maravilhosa, nunca tinha lido uma fanfic onde continha tal conteúdo, realmente foi algo bem interessante. Confesso que tenho certa dificuldade em escrever fic em primeira pessoa, mas o autor soube fazer isso certo. Gostei de ele fazer o Harry sendo meio que intelectual, em seus pensamentos, mas ao mesmo tempo uma criança. A leitura foi ótima, não foi cansativA e nem nada do tipo, o que pra mim é bastante importante, mas confesso que teve algumas partes que não me interessei muito, mas isso é normal, eu acho. Sua escrita também, a meu ver, impecável. Não consegui encontrar nenhum erro de português que seja, não que eu estivesse procurando... Mas mesmo assim. Enfim, gostei bastante, bem original o enredo. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana