Divulgação da minha história: o que é legal de fazer e o que é chato?

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Nick do Nyah!: Arabella McGrath

“Divulgação da minha história: o que é legal de fazer e o que é chato?” Essa, meus caros, é uma dúvida bastante comum no mundo das fanfics, apesar de também estar no mundo literário em suma. A minha pessoa, porém, ainda não se aventurou nesses mares, então vamos deixar essa para uma próxima.

Gostaria de agradecer primeiramente à MrsPorcelain, que colaborou falando o que ela também achava chato em divulgações. Peço que vocês também complementem o post nos comentários, falando o que também aborrece vocês. Enfim, vamos lá!

Imagine: você está passeando pelo Nyah! até ver que recebeu uma nova mensagem. Então, pensando ser uma coisa boa na MP, abre-a e vê que é, basicamente, “Oiii, por favor, leia a minha história. O link é esse”.

Isso é chato. De verdade, quem recebeu várias dessa sabe o quanto é chato. E, além de chato, é contra as regras de conduta do Nyah!, então, sim, se alguém mandar MP de propaganda, pode denunciar. De qualquer forma, felizmente o filtro do site acaba detectando as propagandas e nos livra, boa parte das vezes, dessa chatice.

Entretanto, eu só consigo pensar por qual razão algumas pessoas fazem isso. Certo, tem algumas pessoas que até gostam de receber propaganda e avisam isso no perfil falando dos fandoms, mas boa parte das pessoas nem leem isso, já partem logo para a MP, muitas vezes com um fandom/ship/gênero/classificação ou qualquer coisa que a pessoa não gosta. De verdade, isso é chato. Se a pessoa disse que é de boas enviar propaganda desde que esteja dentro das exigências, beleza, mas veja se está tudo ok. Em suma, tenham bom senso.

Imagine: você está passeando pelo Nyah! até que vê que tem um novo comentário na sua história. Lá vai você todx feliz e depois vê que tem aquela frase “Lê a minha história? Por favor, aqui o link”.

Dói no core, gente. Às vezes nem é um review de verdade, só propaganda mesmo. Isso, junto às MPs, entra no que você nunca deve fazer para divulgar sua fanfic. Também fere as regras de conduta do Nyah! e é... chato. Aquela é a caixinha do review, gente, é para você falar sobre o capítulo, não para divulgar!

Então vem uma pessoinha apressada “Mas, tiaaaaa, eu já sei que isso é chato, agora fala o que eu devo fazer para não ser chato!”.

Primeiramente, minha cara pessoinha, se acalme, eu estou prestes a falar sobre isso. Mas antes quero perguntar: entenderam tudo? Ok, então vamos para a próxima parte.

A quem quiser divulgar sua fanfic sem parecer chato, temos uma solução muito eficaz: grupos de divulgação (ou que a permitam) no facebook! Pois é, gente, muito legal, né? O grupo oficial do Nyah!, por exemplo, aceita de boas divulgação de fanfics, desde que você não faça flood.

“Flood? Hã? Explica isso, tia!” Segundo o dicionário de siglas do grupo do Nyah! Fanfiction, flood é “tipicamente utilizado para se referir a uma conversa que anda muito rápido e onde há muitos comentários”. Em suma, seria uma divulgação repetitiva – então não faça trezentos posts divulgando sua fanfic ou dê vários ups, isso é chato.

Em alguns grupos não é permitido divulgações e, em grupos de um fandom específico, não é permitido divulgações de fanfics de outro fandom. Respeite as regras e não faça baderna, essa é uma regra para a vida, meus caros.

Muita gente também se pergunta como achar esses tais grupos. Algumas palavras chaves são: fanfics, fanfictions, fics, nyah, divulgação, divulgações, divulgue e etc. Dando uma busca no Facebook com essas palavras você acha com facilidade algum grupo legal. Olhe as regras e depois seja feliz.

Aliás, não abordei tudo que queria e nem sobre todas as formas de divulgação, aqui foi mais o básico mesmo, com o tempo acabamos aprendendo os “truques”, os grupos perfeitos para divulgar e etc. De qualquer forma:
Não seja chato;
Propaganda é algo complicado e precisa ser atrativa. Coloque um título, uma sinopse e uma capa legal na sua fanfic;
Siga essas dicas, as dicas dos amiguinhos, dos vizinhos e de você mesmo e seja feliz.



FONTES:
https://www.facebook.com/notes/nyah-fanfiction-oficial/dicion%C3%A1rio-de-siglas-do-grupo/115695948771057

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana