Nosso trabalho


A trajetória do membro na Liga dos betas pode ser visualizada no diagrama abaixo:

(Clique para ampliar)

Descrição das atividades: 


Inicialmente, o aspirante a membro da Liga dos betas passa por uma seleção, em que é medido não somente seu conhecimento em nível gramatical, mas também sua capacidade crítica na avaliação e correção de um texto. Além disso, estamos atentos também no desempenho desse aspirante a membro na sua relação com um terceiro (no caso, o autor do texto de quem ele revisa) de maneira a medir sua capacidade de articular uma crítica que não seja ofensiva e que dê conta dos desvios avaliados da forma mais técnica e profissional possível. 

O candidato aprovado no processo seletivo, passa, antes de ser oficializado como um membro da Liga dos Betas, por um processo de indução, para conhecer a rotina da Liga e se adaptar a ela. Ainda, na indução, fazemos uma avaliação mais aguda do perfil desse candidato, principalmente em relação às suas habilidades de se relacionar com o grupo, além de fazer uma segunda medição de sua capacidade crítica e de seus conhecimentos gramaticais. Essa indução dura de três a quatro semanas e o candidato é guiado e orientado por um tutor, um padrinho, que tira suas dúvidas, ajusta suas expectativas, além de fazer com que ele interaja com o resto do grupo e não se sinta marginalizado no início de sua experiência. 

Terminada a indução, e tendo o candidato sucesso em todas as etapas, ele é finalmente aprovado e oficializado como um membro da Liga. Nesse ponto, de acordo com o perfil dele, assim como suas preferências, o encaminhamos para uma das nossas áreas, a saber:

Apadrinhamento: cuida do processo de indução dos membros recém-aprovados no processo seletivo;

Comunicação: cuida das ferramentas que permitem a comunicação dos membros da Liga com a comunidade em geral;

Interação: cuida das ferramentas que permitem a interação dos membros da Liga tanto no âmbito interno (entre os próprios betas), quanto no âmbito externo (a própria interação dos membros do Nyah fanfiction) por meio de concursos, desafios e processos similares;

Seguimento: cuida de checar o aproveitamento dos membros nas atividades da Liga dos betas, assim como gerencia a participação e o trabalho dos membros da Liga no âmbito interno (nas coordenações) e no âmbito externo (no acompanhamento ao autor);

Seleção: cuida de selecionar os candidatos que estão de acordo com o perfil exigido pela Liga dos betas. 

Há membros que participam das coordenações e oferecem o serviço de acompanhamento ao autor, e há aqueles que apenas acompanham o autor. O trabalho na Liga é voluntário e fica a critério do membro a quantidade de tempo que ele pode disponibilizar para trabalhar conosco.