Tracking semanal: Desafio Songfics Nyah! Fanfiction

sábado, 6 de setembro de 2014

Por: Lady Salieri
(http://fanfiction.com.br/u/112117/)

Olá, pessoinhas queridas!

Não se se vocês sabem, mas está correndo um desafio muito legal no Nyah! Fanfiction durante esse mês de setembro: o desafio de Songfics. A tia Kori Hime separou para gente uma playlist com 30 canções sobre a quais devemos escrever um capítulo, postando uma por dia -- e isso baseado em nosso casal preferido. Pode ser tanto uma long fic como uma coleção de one-shots baseada na canção do dia. Se você, pequeno gafanhoto desavisado, não estava sabendo disso, aqui coloco a listagem da playlist, bem como o endereço da compilação de todas as músicas feita pela tia Kori:



Acesse a playlist aqui: http://goo.gl/vqVjp8
E se você quiser saber TUDO sobre o desafio, acesse o post do facebook referente a ele: http://goo.gl/CozgOQ


Enfim, pessoalmente, posso dizer que, de início, poucas coisas me empolgaram tanto como o desafio de escrever um capítulo por dia e ainda sob certas limitações de tema. Por mais que eu viesse desanimada com a escrita por esses tempos, devido a uma grande quantidade de trabalho cujos prazos venceram ao mesmo tempo, essa proposta da Kori renovou todos os meus ânimos. E a parte mais divertida é que essa empolgação foi compartilhada com vários outros betas e escritores do site.

Pensando nisso, em uma conversa no nosso grupo de interação, o SBLAN, decidimos que, toda sexta-feira, da mesma forma que nosso beta reader Hairo-Rodrigo fez em relação ao NanoWrimo, nós também íamos discutir sobre nossas alegrias e tristezas durante o cumprimento do desafio. Espero que vocês se sintam identificados, vejam que não estão sozinhos e, acima de tudo, NÃO DESANIMEM!

Vamos lá:

Lady Salieri (http://fanfiction.com.br/u/112117/)
Fanfic: Super Natural -- Série sobrenatural, romance (http://fanfiction.com.br/reviews/historia/541685/)



Quando eu li sobre esse desafio, nem pensei duas vezes. Pulei logo de onde estava e resolvi tirar da gaveta uma ideia de uma fic que eu sequer pensava em escrever sobre uma garota que fosse realmente capaz de dobrar nosso querido Dean Winchester. E como desgraça pouca pra mim é bobagem, pensei: "vou escrever é uma história só, coletânea de ones é para os fracos" hahaha. Além disso, na minha cabeça nasceu um enredo lindo e perfeito que eu podia até vender para o Kipke e para o povo da Warner. Daí, no primeiro dia, reuni todas as energias que se tinham acumulado desde um tempão sem escrever e fiz um capítulo lindo, que eu olhei e pensei: "é isso". Eu mal pude esperar para divulgá-lo em qualquer lugar que pudesse. No entanto, nos dias seguintes, especialmente no 3o quando chegamos àquela canção da Shakira, minha cabeça deu um nó, e a história já não tem nada a ver com o que eu tinha pensado antes... Reveses da vida... Mas eu ainda estou gostando do resultado. Isso sem contar o fato de que se trata de uma história que nem eu sei o final... xD (não sei é nada, porque eu nem olho as músicas seguintes, deixo pra olhar só na hora de escrever mesmo xD).

O capítulo de hoje também foi particularmente difícil para mim, porque, como eu comecei a história do relacionamento da minha personagem com o Dean adiante, essa parte de "não quero apenas ser amigo" foi simplesmente sublimada, daí a música do Cazuza é sobre isso... 

Desde a música da Shakira estou seguindo o conselho do Roberto Lesneau e fazendo interpretações nada ortodoxas... 

De todos os modos, verdade seja dita, não perdi nenhuma data ainda. Apesar de postar faltando sempre 5 minutos para acabar o dia, estou firme e forte por aqui. E sem qualquer pensamento de desistir!

Obs: Detalhe: estou me sentindo uma E.T por escrever fic hétero. Já falei disso em todo lado, e ainda não superei esse sentimento...

Last Rose of Summer (http://fanfiction.com.br/u/348014/)
Violin, Sherlock, Yaoi (http://fanfiction.com.br/historia/541896/Violin/)



Essa semana toda tem sido uma loucura, mas muito boa. Eu sempre quis participar desses desafios de trinta dias, e assim que surgiu a oportunidade, eu sabia que faria. Nem hesitei. 

As músicas são ótimas. São bem variadas, tanto em português quanto em inglês, e dá para fazer muita coisa com elas. Uma das coisas que eu achei mais divertidas foi perceber como as pessoas têm interpretações diferentes da minha, mesmo quando utilizam o mesmo casal (como é o caso de eu e uma amiga, porque a gente combinou de fazer duas vezes o desafio, uma com um casal normal e uma com um de personagens que criamos).

Eu tenho percebido um nível de dificuldade um pouco grande, porque escolhi um casal que nunca tinha usado numa fic antes, além de ter pouco contato com eles. Mas no fim das contas, é tudo um baita desafio de criatividade, porque me obriga a encaixar um casal que é pouco flexível numa variedade de músicas e tentar mantê-los da maneira que são, sem modificar a personalidade.

Até agora, estou gostando do resultado. 

Senhorita Ellie (http://fanfiction.com.br/u/358339/)
Álbum de Fotografias, The Mortal Instruments, Lemon (http://fanfiction.com.br/historia/542426/Album_De_Fotografias/)




Minha ideia original era fazer uma fanfic com 30 contos independentes entre si, ainda que seguindo uma ordem cronológica, sobre um casal original de minha criação. Perdi os dois primeiros dias nessa ideia até ela se tornar complexa demais para o formato que eu estava planejando e excluir a fanfic para, futuramente, repostá-la com mais algumas (mil) palavras.

Assim, escolhi gêneros ao mesmo tempo familiares e estranhos para mim: Porn Without Plot (foi meu primeiro, uma tristeza para escrever, tanto constrangimento, socorro) e Yaoi, que eu já estou desenvolvendo há algum tempo com outra história.

Malec é um casal gostoso de desenvolver, estou gostando. <3

Star (http://fanfiction.com.br/u/166116/)
Perigeu: Naruto, romance (http://fanfiction.com.br/historia/541469/Perigeu/)



ABSURDAMENTE AGONIANTE! Eu faço faculdade em tempo integral, então minhas duas únicas opções para escrever são: acordar mais cedo ou escrever quando chego em casa. Quando eu chego em casa, tô cheia de ideia (porque fico pensando em escrever o dia inteiro) mas tô cansada demais e a narrativa fica repetitiva e sem graça. Quando é de manhã, eu tô cheia de energia e com o espírito de Shakespeare no corpo, mas não tenho ideia do que escrever!!! A melhor solução até agora é fazer um rascunho de noite e completar pela manhã, mas se eu não consigo fazer um dos dois, fico perdida!

Roberto Lasneau (http://fanfiction.com.br/u/205844/)
Profilaxia: original, romance (http://fanfiction.com.br/historia/542348/Profilaxia/)




Super atrasado em tudo, mil coisas para fazer, mas com muita vontade de prosseguir. Com o desafio, acabei por quebrar minhas barreiras e fazer capítulos pequenos (que antes eu abominava). Aproveitei também para testar estilos de escrita diferentes e, no meio de tantos testes, o desafio vem e acaba criando algo interessante na sua história. Criar um enredo às cegas nunca foi tão divertido (e frustrante). A minha maior luta no momento está sendo acompanhar os dias, mas uma hora eu chego lá.


Ironborn (http://fanfiction.com.br/u/54453/)
o amor é a voz sob todos os silêncios: originais, romance (http://fanfiction.com.br/historia/541784/o_amor_e_a_voz_sob_todos_os_silencios/)




Olha, pessoal, eu queria muito dizer que esse desafio é um mar de rosa e está tudo indo muito bem, mas não é verdade. E por isso eu tô gostando cada vez mais dele, explico: eu sou uma pessoa totalmente irregular na escrita. Às vezes escrevo fanfics inteiras em um dia, aí depois demoro meses e meses pra escrever outra coisa (já até passei um ano sem escrever nadica). Além disso, estudo de manhã e a tarde, então sempre chego cansada a casa e ainda tenho que escrever um capítulo (e tem que ficar bonito!), por mais vontade de dormir que eu tenha, agora que assumi o compromisso tenho que cumprir! E é isso que é bom no desafio, porque você não quer desistir dele e então, vamos lá né, até eu acho que consigo escrever um capítulo todo dia (por enquanto ainda estou aguentando, mas vamos ver até quando eu vou ter ideias sobrando).

***

E é isso! Nos vemos na próxima sexta, seus lindos!

Um comentário:

  1. ahaha é bom ver que os betas são gente-como-a-gente e também sofrem x.x
    Gostei dessa inteiração com vocês, mesmo que eu não esteja no desafio (um capítulo por dia é mais para a minha cabeça)
    Beijos, até sexta

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana