Como escrever um review

segunda-feira, 21 de julho de 2014
Por Roberto Lasneau (Jean Claude)

Os reviews, também conhecidos como comentários, são bastante desejados por todos os escritores. No entanto, o leitor pode se sentir inseguro ao dar sua opinião, pode estar sem saber o que dizer ou, simplesmente, estar com preguiça.
Um review pode ser considerado uma crítica, caso ele tenha certas características (podendo ser uma crítica construtiva ou destrutiva), mas ele não se prende a esse rótulo, já que, num comentário, temos a liberdade de interagir melhor com o autor, diferente da crítica.
Neste post, mostrarei cinco situações em que um review pode ser trabalhado: primeiro capítulo, capítulo do meio, último capítulo, one-shot e poesia.

Caso 1 – Primeiro capítulo
É aqui que começa nossa impressão da fic. Algumas coisas que se podem fazer:
• Abordagem inicial – O clássico “Oi, tudo bem?”, uma apresentação bem básica como leitor, tudo bem simples. É um bom momento para falar sobre como você descobriu a fic, afinal, os autores gostam de saber que a história deles foi vista em algum canto (seja no site mesmo ou por recomendações de outras pessoas).
Análise literária – Você pode dizer o que achou da história (ortografia, narração e enredo), colocando pontos positivos e negativos, como as críticas mesmo. É um bom momento para citar os personagens, dizer de qual você gostou ou não (e dizer o porquê). É um bom momento também para falar o que você espera da fic, fazer algumas perguntas (caso queira) ao autor e trabalhar mais a comunicação entre leitor e autor.
Comparações – Aconteceu algo na sua vida que também ocorreu na fic? Existe algum personagem que é igualzinho a alguém que você conhece? Comente! Pode parecer que é algo inútil para o autor, mas ele se interessa, sim. Dessa forma, o autor consegue ver que você compreendeu o que ele quis passar com tal cena ou personagem e ele ficará muito feliz.
A leitura – Comente sobre como foi sua leitura, se foi agradável, leve, ruim ou pesada, independente se foi algo positivo ou negativo, comente. Autores gostam muito de analisar outros pontos de vista.

Caso 2 – Capítulos do meio
Diferente dos primeiros capítulos, aqui a história já está se desenvolvendo e, se você for um leitor assíduo, que já comentou em todos os anteriores, aquele clima de introdução já se foi. Algumas coisas que podem ser feitas:
• Abordagem aprofundada – Se durante os comentários vocês tiveram um bom contato, mantenha-o sempre que puder. Um review que tenha essa troca de mensagens iniciais acaba saindo melhor, pois a abordagem funciona como um aquecimento.
Destaque o que você mais gosta – Selecione algum trecho do capítulo e diga que foi o seu favorito e explique o porquê. Dessa forma, o autor saberá que acertou naquele quesito e saberá onde manter sua escrita.
Bata na mesma tecla – Se tem algo que o autor erra bastante e você já comentou isso, continue batendo na mesma tecla, isso precisa ser fixado na mente dele.
Coloque-se no lugar dos personagens – Aconteceu algo muito bombástico na fic? Alguma revelação ou reviravolta? Coloque-se no lugar do personagem em questão, explique como você se sentiria se estivesse naquela situação, o que faria (e se conseguiria). O autor gosta de conhecer mais um pouco sobre quem lê os seus textos, assim ele programa o seu público-alvo.
Comente sobre detalhes – Algo bem simples foi narrado e você viu necessidade de comentar, mas achou desnecessário por ser muito simples? Comente. Muitos autores costumam colocar grandes mensagens em pequenas coisas, será uma ótima oportunidade para conhecê-lo melhor.

Caso 3 – Último capítulo
Aqui temos o clima de despedida. Se você chegou até aqui numa história, então é porque, provavelmente, gostou muito dela. Algumas coisas podem ser feitas:
Faça uma retrospectiva – Que tal lembrar-se de todas as coisas grandes que já aconteceram na fic? Fazer um comparativo entre o personagem no primeiro e no último capítulo (esse comparativo também funciona bastante com a escrita). Dizer sobre tudo o que você gostou e os principais fatores que fizeram você continuar a leitura. Dessa forma, na próxima fic, o autor saberá melhor como começar.
Faça algumas perguntas – Pergunte se ele pretende lançar uma nova fic e sobre o que ela se tratará, vai que te interessa também?
Destaque a cena que mais gostou – Últimos capítulos costumam ter cenas marcantes. Destaque uma que tenha te marcado e explique o motivo ao autor.
Fale sobre o final – Claramente é a parte mais importante nesse tipo de capítulo. Diga se você gostou do final, se ficou satisfeito com a leitura. Se a história tiver alguns pontos que não foram esclarecidos, pergunte ao autor.

Caso 4 – One-shot
A one-shot tem um pouco de cada um dos três casos anteriores, afinal, é uma história inteira dentro de um capítulo. Então todos os pontos usados nos outros três casos podem ser usados aqui, apenas escolha os que você preferir.

Caso 5 – Poesia
Muitos consideram a leitura de poesia algo mais complicado, de difícil entendimento, mas com uma leitura mais lenta, a interpretação se abre aos poucos. Na hora de comentar poesia é muito importante se comunicar com o autor, para entender o que ele quis repassar, então:
• Pergunte bastante – Não fique com vergonha se você não entendeu algo. Pergunte. Pergunte tudo que você quiser sobre o que o autor quis dizer. Poetas adoram explicar seus poemas.
Destaque seu verso favorito – Destaque-o e diga o que ele te lembra, qual a mensagem que ele te passou e o que você entendeu com ele. O autor terá o prazer de entender seu ponto de vista e compará-lo ao dele.
Analise bastante – Faça todas as interpretações que quiser, comente tudo que o poema fez você sentir, fale sobre tudo, mesmo que não pareça ter tanto sentido assim. Dessa forma, o autor terá o prazer de te esclarecer tudo.

Caso extra – Como dizer que eu não gostei de algo? E se o autor se ofender?
A base da crítica é composta de educação e explicação. Apenas seja educado, sempre se refira à fic e não ao autor e, mais importante ainda, explique o porquê de tal coisa estar ruim, tenha um argumento. Não adianta muita coisa você reclamar de algo e não saber explicar o porquê. Se possível, faça sugestões para que o autor possa melhorar.
Com isso, você já fez sua parte. Mesmo com isso tudo, caso o autor se ofenda, não leve para o lado pessoal, apenas entenda. Não se sinta culpado, afinal, a partir do momento em que alguém posta uma história, ela estará aberta a críticas e opiniões. Desde que você mantenha a educação e a argumentação, você não tem com o que se preocupar. Se o autor ficar incomodado e isso te deixar inseguro, você pode parar de acompanhar a fic (ou simplesmente parar de comentar).
http://pt.wikihow.com/Escrever-um-Coment%C3%A1rio – Como escrever um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana