Como fazer descrições

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


Por Hana (Liga dos Betas)


Descrição, de acordo com o dicio.com, é uma "caracterização detalhada, num processo, do que será analisado de maneira específica" (ou seja, quando você escreve sobre o aspecto físico de uma personagem sua, você está descrevendo-a). Há dois tipos de descrições: a objetiva e a subjetiva. Descrição objetiva é quando o observador só apresenta o que pode ser visto por todos, deixando de lado suas impressões. Exemplo:

"Sua camisa de botões está suja e prestes a rebentar, e a bermuda foi cortada logo abaixo dos joelhos. Não usa sapatos." (Craig Silvey)

Descrição subjetiva é quando o observador descreve o objeto da forma que ele vê, deixando suas impressões. É mais comum em histórias narradas em primeira pessoa. Exemplo:

"Parece um náufrago numa ilha." (Craig Silvey)

É... peguei os dois exemplos do mesmo livro.

Bem, de qualquer forma, descrever aparências ou não é uma opção do autor, isso é fato. No entanto, você não acha que algo importante para a trama merece sua devida atenção? E assim merecendo, também receber uma boa descrição?

Quando se deve descrever

Como uma espada em uma história de ação, por exemplo. Se ela for a arma do protagonista, você pode definir se ela é longa ou não, de que material parece ter sido feito, se tem arranhões, qual é a cor do cabo, etc. Mas se ela for a arma do vilão, todas essas descrições serão meio desnecessárias – porque eu acho que o protagonista vai estar ocupado demais tentando desviar e/ou bloquear os ataques para ficar prestando atenção nos arranhões da arma que pode levá-lo à morte.

Isso também serve para quando se descreve lugares: se a personagem vai pra um bar só pra pedir um copo d'água e nunca mais volta, não é nem necessário dizer qual o nome do bar. Não é nem necessário dizer que a personagem notou uma cicatriz no rosto do balconista, porque provavelmente ela nem vai se lembrar disso depois (a não ser que seja algo muito feio e traumatizante, diga-se de passagem).

Mas se for um bar que foi recomendado por alguém para que o protagonista receba uma informação importante para o enredo, pode fazer uma descrição básica. Dizer, por exemplo, que aquele ambiente cheirava a cigarro e que tinha lixo espalhado pelo chão não é uma má ideia. Mas caso o protagonista nunca mais volte àquele lugar, não exagere na descrição, certo?

Se você descrever muita coisa desnecessária (principalmente quando no final vai dar em nada), o leitor vai pular direto para a ação, porque vai estar de saco cheio. Não é muito legal saber que uma das pernas do banco onde o protagonista nem pensa em se sentar é maior do que a outra, e que o azulejo da parede tem quatro rachaduras – tudo o que o leitor quer saber é de algo que seja relevante para a história.

Dizer coisas como "o vilão que segurava a espada cinza tinha um metro e noventa, seus olhos eram castanhos, os cabelos eram loiros, ele tinha duas espinhas no rosto e uma no braço, que só estava visível porque dias antes ele havia rasgado as mangas de sua blusa de frio azul amassada, que fora um presente de seu padrinho na véspera de Natal de dois anos atrás" é totalmente irrelevante. Principalmente num momento de vida ou morte, quando há uma arma apontada para a garganta do protagonista.

Uma vez eu li um livro onde o autor começou a narrar sobre o passado do antagonista. Na metade, já estava ficando chatinho ler sobre aquilo, mas eu definitivamente não pulei parte alguma. No final, toda aquela informação foi irrelevante pro enredo, e eu achei que foi uma benção o autor não ter começado a narrar sobre o passado do parceiro do antagonista – mas eu acho que isso não teria sido feito, de qualquer forma, já que o parceiro nunca mais apareceu.

Como fazer boas descrições [sugestão atendida]

Antes de tudo, quero que você tenha algo na cabeça: quase todo leitor gosta de usar a imaginação. Descrever demais dá ao leitor uma perfeita imagem do objeto em questão – perfeita demais, se me permite dizer. Como já dito antes, caso não seja algo relevante, as informações são desnecessárias.

Deixar parágrafos descrevendo a aparência, e narrando sobre o motivo da criança perdida que tombou com o protagonista estar ali é... chato. Muito melhor deixar um pouquinho aqui, um pouquinho ali; pronto, o leitor já tem a sua personagem em mente. Descrições dosadas são melhores do que os parágrafos enormes, porque elas fluem naturalmente no texto, de uma forma tão linda que dá vontade de abraçar!


*****
Bibliografia: 

Descrição. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Descri%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 16/01/2014 
Descrição. Disponível em http://www.dicio.com.br/descricao/. Acesso em 16/01/2014 
Entrevista com os Betas da Liga.

14 comentários:

  1. Sei que esse post já tem algum tempo, mas não custa adicionar meus dois centavos. Além de fazer uma descrição só do que é relevante e deixar as coisas fluírem, tem outros modos de deixar a descrição mais significativa, como ao invés de se focar só no visual, tentar usar mais dos outros sentidos da personagem. Os sons, os odores, o sabor, a textura no toque. Tudo isso pode deixar a experiência mais real c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Por acaso, o post é relativamente recente, por isso vou falar sobre isso. Se quiseres podes fazer o teu próprio post aqui no blog, tudo explicado neste link: http://ligadosbetas.blogspot.com.br/p/literatura_25.html

      Beijos

      Excluir
  2. Tenho um grande problema com descrições, principalmente de personagens. Esse post me ajudou (o quanto só saberei quando escrever o próximo cap. da minha fic), então agradeço muito. ^^ Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Como Fazer descrições deveria ter a Parte 1, 2, 3, 4, 5 infinito.
    Mas acho que a galera precisa treinar mais é a descrição fisica dos personagens. Porque quando leio umas histórias no Nyah, parece que tô lendo aqueles anúncios de acompanhantes.
    "Sou morena, alta e tenho pernas torneadas, meus cabelos são coloridos como o arco iris e tenho uma boca vermelha. bla bla bla" Só falta da o preço do acompanhamento :X

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho irritante esse tipo de descrições e acho que faz fugir muito a magia da história.

      A fic é suposto ser mais centrada no enredo (isto se não for um PWP) e não na descrição em si. Uma fic não é um catálogo! É necessária, sim, e muito, só que acho que assim fica mal.

      Obrigada pelo comentário.

      Beijos

      Excluir
    2. Às vezes, estou lendo e a história para no meio da cena de ação para descrever assim XD
      Eu gosto mais quando o autor 'joga' as características de um jeito mais sutil, poético (como 'seus cabelos caem em cachos como as águas de uma cachoeira, se chocando com pedras'... meio comparativo... mesmo que o meu exemplo, totalmente improvisado, tenha saído meio.. fraquinho) ou espalhado, contando aos poucos....

      Excluir
  4. Uma boa forma de descrever tambem é começando pelo cenario e sujeitando-o até chegar ao personagem misturando-o.

    O vento frio roçou sobre suas bochechas rosadas.

    Misturar açoes da natureza com o personagem ajuda a descrever cenario e o personagem ao mesmo tempo, dando fluidez ao texto, tornando o imaginavel do ponto do leitor.

    " Quando seus olhos se encontraram com o dela se sentiu tragado por uma tempestade gelida, um azul profundo e tempestuoso.

    Sinestesia ajuda no cenario principalmente e não é apenas com os olhos que uma descrição de cenariio pode ser usada.

    A madeira do corredor cheirava a carvalho velho, seus cabelos negros se moviam ao bel prazer de uma brisa de uma das janelas abertas, as cortinas brancas se moviam de forma assustadora, mordeu os labios rosados.

    Faça o texto fluir e lembre-se descreva o importante e reescreva, apague e escreva novamente, só cuidado para não ter bloqueio por causa disso.

    ResponderExcluir
  5. Conheci o blog a pouco tempo, e vocês estão me ajudando bastante. Eu não consigo parar de ler os posts, e estou muito afundo.
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Achei seu post maravilhoso. Tenho uma certa dificuldade com descrição e estava com medo de dar informações demais, mas agora estou mais segura :)
    Fiquei muito feliz em encontrar este site, principalmente agora que estou em fase de pesquisa para escrever e postar minha Fic.

    ResponderExcluir

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana