O que é beta reader?

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Por: Cyndi

Existem muitos escritores no mundo, e muitos pensam que escrever é uma tarefa sempre solitária. Isso não é bem verdade. Em um nível menos perceptível, podemos dizer que um autor sempre será influenciado pela opinião de seus leitores. Por mais que ele escreva sozinho, as críticas e elogios acabarão fazendo seu papel de ajudar o autor a melhorar. Posso dizer que os leitores fazem parte do processo.

Em um nível mais profundo, não podemos negar que todo escritor é influenciado por histórias que admira. Quando vemos um anime legal, lemos um livro bem escrito, assistimos a um filme, temos nossa criatividade “moldada”. Isso ocorre desde criança. Eu duvido que você tenha escrito algo que não tenha absolutamente nada a ver com as coisas que você leu/assistiu/ouviu durante toda a sua vida. Criar histórias é sempre em coletividade, mesmo que involuntariamente.

Agora falarei de uma "influência" mais direta, os beta readers.

Mas, tia, o que é beta reader? Eu tinha um peixe beta, é isso? Ou é marca de shampoo? 

Eu adoro o peixinho beta, mas, não, não é isso. Beta reader é a primeira pessoa que lerá uma fanfic ou texto qualquer, com olhar crítico.

Sabe quando aquele esperado jogo sai em versão beta? Ou quando você recebe um código para ser um jogador beta daquele lançamento? Ou aquele programa de computador que é lançado em versão beta?

Beta é um "teste". É isso que fazemos, testamos a fanfic pra ver se está apresentável para o público — reparem que não disse “perfeita”, “maravilhosa” nem nada do tipo. Não é nosso papel fazer milagres, mas apontar o caminho para melhorias. Exatamente como um beta tester de games.

Todos temos algum senso crítico, mas alguns o desenvolvem mais que outros. Dentre os que o desenvolvem, uma porcentagem adquire coragem de usá-lo sem medo de perder amigos e namorados (-q). Dentre esses, alguns míseros gatos pingados resolvem usar o tal talento para um bem comum, de graça, por querer ajudar, por gostar dos fandoms. Somos nós, beta readers, estes pobres coitados.

Reparou que destaquei a palavra "crítico" duas vezes? Pois é, isso significa que um leitor beta vai pisar no seu calo e enfiar o dedo na sua ferida. Por quê? Porque provavelmente você não sabe que a ferida está lá, ou não está se esforçando para curá-la. Então fazemos questão de mostrar isso do jeito mais prático possível.

Também deve ficar claro que um beta não é corretor ortográfico. Claro que ele irá mostrar onde houver erros, mas existem ferramentas como o corretor ortográfico do Word que devem ser usadas — e acreditem, muitos autores não usam e nos mandam fics cheias de erros de digitação.

O foco de um beta é mais a crítica literária. Ele vai avaliar os personagens, o cenário, as descrições, os diálogos, a estrutura do texto, a criatividade (o a falta dela), entre muitas outras coisas. Ele também vai procurar dizer se o autor está conseguindo cumprir o objetivo de sua fic, por isso é importante que, caso seja requerido, o autor passe para o beta o máximo de informações possíveis sobre seus planos para a fic.

Bem, a ideia desse texto era explicar superficialmente o que é um beta e o que não é. Eu poderia dizer muitas outras coisas, que eu particularmente faço, mas cada beta tem sua forma de trabalhar. O mais importante é ter sempre em mente que um texto nunca é bom o suficiente para não poder melhorar. E um beta reader pode ser exatamente o que você precisa para conseguir isso.


Cyndi tem uma relação de amor e ódio com as palavras. Autodidata de diversas áreas do conhecimento, amante das revoluções, dos felinos e de doces. Não escreve nada ao acaso, e para tudo cria caso. http://nyahmarshmallow.blogspot.com.br
23


As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana