NaNoDiário - Semana #2 ou O Post de Sexta no Sábado

sábado, 16 de novembro de 2013


Por: Salow


Assim como na semana passada, nossos intrépidos guerreiros vêm aqui compartilhar com vocês como está sendo a segunda semana de participação no National Novel Writing Month - o NaNoWriMo. Entre dores, sacrifícios e pequenas vitórias em forma de palavras, seguimos na luta e esperamos que vocês também! Deixe seus depoimento, e que continuemos nessa viagem! 



Hairo-Rodrigo 


Como aventureiro de primeira viagem, meu ritmo começou bom e a minha empolgação de inicio fez com que a minha contagem de palavras subisse rapidamente. No meio da primeira semana já estava pelo menos um dia à frente da minha meta, e continuava botando palavra depois de palavra, preenchendo página após página. 

E, por isso, eu não acreditava muito no que os participantes mais experientes diziam sobre a segunda semana. Todos falavam que é uma semana difícil, todos falavam que é um momento complicado. E eles não estavam errados. Enquanto escrevo isso aqui estou brigando comigo mesmo, porque é o primeiro dia em que me encontro abaixo da média do dia. Escrevi menos de mil palavras nos últimos dois dias, e há três que não bato a meta diária de mil seiscentos e sessenta e sete. 

Já pensei em largar tudo, mas sei que isso é normal e ainda acho que estou longe de tomar essa decisão. Não sou de desistir assim tão fácil. Mas começo a ficar ligeiramente preocupado. O gás de início acabou, e a luz de emergência da gasolina está prestes a ligar. Estou precisando achar logo um posto para abastecer. 

Apesar disso, ainda me encontro razoavelmente perto da meta, então as coisas (ainda) estão sob controle. E meus amigos (esse pessoal ai de baixo mesmo) estão me ajudando. Fica a dica para quem está participando. Escrever é um trabalho solitário, que ninguém mais pode fazer por você, mas isso não quer dizer que você não possa compartilhar seus momentos de angústia e preocupação. Fazer o NaNo com companhia é uma boa estratégia =) 

***


Elyon Somniare 


A segunda semana faz um NaNoNinja cavar um buraco e enfiar-se nele, enrolado num cobertor, enquanto chora em desespero e destrói o estoque de chocolate que tem em casa. Isto porque na segunda semana já se perdeu a empolgação do começo, a história já se desenvolveu o suficiente para arranjar quiliões de plot-holes, e passar tanto tempo seguido com ela leva a duas sensações: a primeira é que a nossa escrita parece horrível, repetitiva, e sem qualquer qualidade. A segunda é que poderíamos estar a fazer mil e uma coisas que exigem muito menos trabalho do que escrever diariamente. 

Mas faz parte. Em breve melhora, acaba-se por se aceitar, e martela-se a ideia de que “não está tão mau assim, eu é que só estou a passar mesmo muito tempo com ela, e já lhe vejo todos os defeitos, esquecendo as virtudes.” Mesmo sabendo isto por experiência própria, não escapei a Síndrome da Segunda Semana. Pior do que isso, em alguns dos últimos dias que passaram cheguei a sentir que não me estava a divertir - e sem a diversão, o Nano perde uma das suas grandes vantagens e propósitos. Por alguma razão, este ano esse modo “em baixo” parece estar generalizado no grupo com quem costumo escrever afinal, como diz o Hairo, companhia importa. 

Então porquê continuar? A resposta é muito simples: porque ainda estamos a meio do mês. Muita coisa pode mudar, e não desistir às primeiras dificuldades é outra das grandes características que o NaNo pode ajudar a desenvolver. Hoje, por exemplo, já tive mais facilidade a escrever: deixei a minha main story em pausa e concentrei-me na short story paralela. Além de que, se já penei tanto para chegar às 23k, vou deitar fora todo o meu esforço até ao momento? NÃO! NEIN! NO! 

Resumindo: a) Se te sentes em baixo e desmotivado, you are not alone! A segunda semana já é facto sociologicamente provado; b) Chocolate e persistência ajudam; c) You WILL get there; d) Bloqueio na história? Mete ninjas. 

And this is for today. Now GO WRITE. 

***

Salow 


É tão trágico que chega a ser engraçado. Além da minha desmotivação por vida para uma escrita rápida, o bombardeio de trabalhos e estudo veio bem na minha cara. E então tem aquele momento que você olha para tudo que tem que fazer, chora cinco lágrimas por cada coisa e acaba não fazendo nada. YEH, THAT’S ME! 

Se não me engano, só consegui escrever um único dia dessa semana. Finalizei o início da história e aí é que complica, não posso mais ~seguir meu coração~ e deixar as palavras me levarem. Preciso de um plot, uma ideia pronta e bem trabalhada, qualquer coisa além da animação. 

Tenho um plano de juntar outros projetos para tentar chegar perto da meta...

***

Então, gente, se vocês gostaram, comentem ou mandem pros coleguinhas, ponham um anúncio na rádio. Vale tudo! Qualquer pergunta também pode colocar por aqui, não somos especialistas, mas podemos tirar algumas dúvidas. Pra quem não viu os post anteriores, aqui apresentamos o desafio e aqui comentamos sobre a primeira semana. See ya! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog da Liga é um espaço para ajudar os escritores iniciantes a colocarem suas ideias no papel da melhor maneira possível.



As imagens que servem de ilustração para o posts do blog foram encontradas mediante pesquisa no google.com e não visamos nenhum fim comercial com suas respectivas veiculações. Ainda assim, se estamos usando indevidamente uma imagem sua, envie-nos um e-mail que a retiraremos no mesmo instante. Feito com ♥ Lariz Santana